domingo, 27 de maio de 2012

Comentário: "Sob o domínio do medo" (Straw Dogs, 1971/2011)

Dustin Hoffman
David Sumner (Dustin Hofrman) é um matemático americano que se muda com a esposa Amy (Susan George) para Cornwall, no interior da Inglaterra, em busca de tranquilidade para escrever um livro. Para tanto, alugou por um ano uma casa isolada. Paz, no entanto, é o que ele não terá. A jovem e indócil mulher o perturba com suas brincadeiras e exige atenção do marido, sempre distraído com cálculos e mais cálculos no quadro negro de seu escritório. Para piorar, há a hostilidade de alguns nativos com o "americano esquisito": são os rapazes que trabalham na construção de sua garagem coberta, entre eles um antigo namorado de Amy, Charles (Del Henney) - com quem ela flerta perigosamente -, cujo tio Tom (Peter Vaughan) é um beberrão encrenqueiro, assim como seus outros parentes.

As implicâncias com David vão se acumulando, sem que o matemático revide. Essa passividade deixa Amy à beira de um ataque de nervos, ainda mais depois que ele não toma nenhuma atitude após a gata de estimação do casal aparecer estrangulada e pendurada dentro de seu guarda-roupa, barbaridade atribuida pela mulher aos rapazes da garagem. Seu caráter pacato só é deixado de lado por provocações ao reverendo local, Barney Hood (Colin Welland), acirradas por bebidas a mais tomadas no pub da aldeia, em uma discussão sobre responsabilidades: para o religioso, David deveria expressar algum pesar na consciência por conta da bomba atômica (a Segunda Guerra havia terminado pouco mais de 20 anos antes), criada a partir de profissionais de sua área; já Sumner retruca sobre o "mar de sangue" sobre o qual se ergueu a Igreja. É o máximo de ousadia a que ele se permite. Assim é que tolera os abusos, inclusive ser levado para uma caça pelos seus contratados e abandonado na floresta por eles. A tragédia começa a tomar forma: enquanto David aguarda o aparecimento dos companheiros de caça, Charles e outro dos encrenqueiros estupram Amy enquanto ela está sozinha em casa.

Susan George
Na aldeia também vive um doente mental chamado Henry Niles (David Warner), repudiado por Tom e sua família. O rapaz acaba sendo o estopim para uma crise entre os encrenqueiros e os Sumners, ao matar acidentalmente Janice (Sally Thomsett), a filha adolescente (e muito atrevida) de Tom. Em sua fuga após causar a morte da jovem, é atropelado por David, que o leva para sua casa. Tom, Charles e outros três homens cercam o imóvel e exigem a entrega de Henry. O matemático, temeroso de que seja cometida uma injustiça contra o rapaz, nega, apesar dos protestos de Amy. Começa então uma sequência de intimidações e ataques dos cinco agressores que irá levar David a romper seu ponto de equilíbrio, transformando-o de um homem pacífico em um defensor ferrenho de seu espaço, capaz inclusive de matar.

O original de Sam Peckinpah (ou Bloody Sam, como ficou conhecido por causa de seus filmes violentos), adaptado de um livro de Gordon Williams, foi considerado inovador por mostrar cenas de violência estilizadas, sendo uma de suas melhores obras. Há ainda um quê de misoginia, pois, na conclusão mais imediata, os flertes de Amy, mulher liberal que se recusa inclusive a usar sutiãs, foram a causa da aproximação dos encrenqueiros. De qualquer modo, muitos cineastas adotaram seu estilo nos anos seguintes, sendo que considero seu maior discípulo o diretor John Woo ao realizar "A outra face", com cenas de suspense de tirar o fôlego. Não é à toa que a falta de criatividade dos roteiristas de hoje levaram a um remake (o mesmo aconteceu com outro filme seu, "Os implacáveis", com Steve McQueen e Ali McGraw, refilmado como "A fuga", como casal Alec Baldwin e Kim Basinger).

James Marsden e Kate Bosworth

Na refilmagem de Rod Lurie, James Marsden (o Ciclope de X-Men) e Kate Bosworth (a Lois Lane de "Superman returns") assumem os papeis que foram de Dustin Hoffman e Susan George, respectivamente, agora transmutados em um roteirista em busca de sossego para escrever um roteiro sobre a batalha de Stalingrado, de 1943, e uma atriz de televisão. James Woods interpreta Tom, agora um técnico de futebol americano turrão (mais um na lista de seus personagens desbocados e agressivos). O papel do ex-namorado de Amy e algoz dos Sumner coube a Alexander Skarsgard (aquele do clip "Paparazzi", que joga Lady Gaga da sacada e é vítima de sua revanche), e a ação agora se passa em uma cidade do interior do Mississipi. O restante da história permaneceu inalterado - as provocações, a morte acidental da filha de Tom que resulta na caça ao doente mental (agora chamado Jeremy Niles e interpretado por Dominic Purcell, de "Blade: Trinity") e no cerco à casa dos Sumners.

Não gosto de refilmagens. Por mais que se alegue ajustar histórias aos tempos atuais (não vejo necessidade disso, creio que é pura falta de criatividade), refilmar um enredo de ótimo resultado soa como uma heresia. Há casos e casos, no entanto. O novo "Sob o domínio do medo" não é tão ruim. O mesmo aconteceu com "Sob o domínio do mal" e até mesmo "Halloween", razoavelmente bem sucedidas ao lado de desastres como "Horror em Amityville", "Psicose", "Piranha" e outras barbáries cinematográficas. Impossível não deixar de comparar com o original, mas deu para assistir tranquilamente.

Um comentário:

  1. REGULAMENTO DO “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

    A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

    Obs (PS): O tema é livre e aberto a todos de Língua Portuguesa e Espanhola e a taxa de inscrição é de R$5,00 pode ser enviada dentro do envelope.

    Favor verificar o recebimento do regulamento em pdf e jpeg. Estarei aqui para novos esclarecimentos. Caso sua poesia seja classificada e você não puder aparecer, a Academia indicará um membro para declamá-la.
    O concurso será realizado no dia 09 de novembro, às 20:00hs no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Machado-MG.

    ResponderExcluir

VIAGEM: Cabaceiras, PB (06/04/2024)

Pela terceira vez viajei à Paraíba nas férias - e a primeira vez com meu marido Érico -, e essa foi a oportunidade de realizar um sonho, alé...