Lembro-me da primeira vez que visitei Boa Vista, a pacata e planejada capital de Roraima, no carnaval de 1996, quando fui com amigos para lá. Tranquila, com praças bonitas, prédios modernos e um traçado bem delineado de amplas ruas e avenidas. Retornei em 1998 e a encontrei mais bonita ainda, administrada pela prefeita Tereza Jucá.
Voltei a Boa Vista no último dia 26 de agosto, após exatos 13 anos da útlima visita, especialmente para o aniversário de meu amigo jornalista Marco Aurélio Santos, aproveitando uma ótima promoção da Gol Linhas Aéreas. O cenário que vi foi decepcionante, confesso. A cidade está com ares de abandono. A Praça do Garimpeiro, ponto central de Boa Vista, está tomada pelo mato, precisando de reforma, e virou ponto de encontro de tipos suspeitos. Quase ninguém passa por ali. A maior parte das ruas está tomada por buracos. Nos bairros mais distantes do Centro, como o conjunto Cambará, onde mora o Marco Aurélio, a situação é muito pior: os buracos se tornaram crateras!
A orla fluvial de Boa Vista, outrora tão bonita, agora também está com sinais de abandono. Toda cidade tem sua vocação turística, e a capital roraimense não fica de fora, no entanto qualquer pessoa percebe o descaso com esse setor. Não existe policiamento ou segurança nas áreas com potencial turístico, como a própria orla, onde está concentrado o comércio do belíssimo artesanato macuxi. Dá receio andar nas ruas próximas até durante o dia.
Para fechar minha indignação com a administração daquela cidade hospitaleira, cito o Parque Anauá, o maior em área urbana da região. Na televisão local, uma propaganda do PSDB mostrava os avanços feitos no Estado e citava a revitalização do parque. Acontece que estive lá e vi exatamente o contrário: o parque está com obras paradas, trechos fechados e barracas quebradas. Amigos meus que moram em Boa Vista afirmaram que o Parque Anauá tem se tornado ponto de encontro de marginais diversos, e é um risco ficar nas proximidades durante a noite. O público se afastou de lá. Lamentável que um lugar tão grande e tão belo acabe se tornando o símbolo do descaso de uma administração incompetente e, segundo também me disseram, extremamente corrupta.
Resta aguardar que os roraimenses mudem isso nas próximas eleições, colocando na prefeitura uma pessoa séria e realmente compromissada com a cidade. É difícil, dada a canalhada que toma conta da política brasileira, mas não é impossível. Boa Vista merece respeito, pois é uma cidade pela qual tenho um carinho especial.