quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Não se faz mais sacanagem como antigamente...



Lá pelo final da década de 1970 e início da seguinte, comecei a vasculhar o guarda roupa de meus irmãos mais velhos, com aquela sanha de querer descobrir as coisas, típicas do menino de 6 anos, abelhudo até não aguentar mais. Eis que nessa época descobri um pequeno "tesouro" em preto e branco, traços bacanas, recheados de sacanagem por vezes explícita, mas que me levou logo a perceber os primeiros traços do que seria o mundo adulto - ainda que proibido até para meus irmãos, marmanjos já adolescentes.

Os nomes que faziam parte daquele tesouro eu recordo até hoje: havia "Playcolt", "Conde Dinho", "Frígida" e os "Quadrinhos Eróticos", que ainda tinham uma versão de terror. Eram histórias de ação e muito sexo, bem ousadas para uma época de censura por todos os lados. 

Hoje essas pequenas joias estão esquecidas, são itens de colecionador. "Playcolt" era a melhor, contando as aventuras de um agente parecidissimo com o Alain Delon, que se envolvia com uma mulherada às vezes não convencional, como uma transexual chamada Aretha - sim, uma loiraça que tinha um "acréscimo" em sua anatomia. Bem me recordo de algumas dessas histórias divertidas.

Há algum tempo tento descobrir onde adquirir essas preciosidades. Tentei pelo Twitter, Orkut e outros meios, sem sucesso. Parece que a minha geração não deu valor e as seguintes ignoraram o destino dessas histórias. Encontrei em buscas pela internet outras pessoas que citam essas histórias em quadrinhos, narram episódios ou já colocaram seu estoque à venda no Mercado Livre. Não tive essa sorte, mas ainda não desisti.

Para mim, aquelas histórias eróticas marcaram. Não pela sacanagem em si, mas por mostrar um mundo que eu logo iria chafurdar para depois criar outras histórias (coisas de criança) e até mesmo incentivar meu hábito pela leitura (minha mãe conta que aprendi a ler com 5 anos e com muita rapidez, o que me levou a pular a primeira série do antigo primário diretamente para a seguinte). A questão do sexo já é outra história.


Difícil ver histórias tão bem elaboradas como aquelas. Tinha margem até para o cafona, como uma cama voadora em uma das histórias de "Playcolt". Agora é pornografia pura. O que chegou mais perto foi a fantástica e bizarra "Black Kiss", de Howard Chaykin, de 1991, uma mistura de terror, comédia e sexo, abusando de violência para contar a história de duas "irmãs" gêmeas que se envolvem com um viciado em drogas que foge da polícia, acusado do assassinato da mulher e da filha. Essa eu comprei (os quatro volumes) e guardo como item raro de colecionador há 19 anos! Pretendo até escanear a história para disponibilizar o download...

Para constar, ainda procuro exemplares de "Playcolt", "Frígida", "Conde Dinho", "Máfia" e "Quadrinhos Eróticos", todos daquela época, para meu acervo!!! Quem puder me dar uma indicação, agradeço!

5 comentários:

  1. Cara, disponibiliza esta ("Black Kiss")para download. è massa. Também li há um tempo atrás. Fiquei com saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje só consegui digitalizar o primeiro volume. Falta-me tempo para fazer o mesmo com os outros três. Mas a ideia não morreu!!!!

      Excluir
  2. meu...voce foi com o dedo na ferida...que saudades daqueles tempos...eu lia a "frigida, o zartan, conde dinho, contos de safadas e tranta outras, escondido na casa da arvore. Lá estava o meu tresouro, minha coleçao de hqs... hoje infelizmente não se vê mais isso. è tanta tecnologia acabando com a juventude precocemente. Ainda bem que existem os saudossos como nós. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. meu...voce foi com o dedo na ferida...que saudades daqueles tempos...eu lia a "frigida, o zartan, conde dinho, contos de safadas e tranta outras, escondido na casa da arvore. Lá estava o meu tresouro, minha coleçao de hqs... hoje infelizmente não se vê mais isso. è tanta tecnologia acabando com a juventude precocemente. Ainda bem que existem os saudossos como nós. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei em vários sebos essas HQs. Infelizmente, desapareceram mesmo... Uma pena!

      Excluir

VIAGEM: Cabaceiras, PB (06/04/2024)

Pela terceira vez viajei à Paraíba nas férias - e a primeira vez com meu marido Érico -, e essa foi a oportunidade de realizar um sonho, alé...