quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comentário: "The Innkeepers" (2011)

Em "The Innkeepers", de Ti West, o centenário Yankee Paddle Inn vai fechar as portas. Enquanto seu proprietário está nas Bahamas, onde não quer ser incomodado, seus dois únicos empregados, Claire (Sara Paxton) e Luke (Pat Healy), passam o tempo tratando de supostas assombrações do estabelecimento. É o último final de semana de funcionamento do hotel antes de seu fechamento para futura demolição, e os derradeiros hóspedes são uma esposa furiosa com o marido, que traz a tiracolo o filho pequeno, a atriz Leanne Reese-Jones (Kelly McGillis), e, por fim, um idoso misterioso que faz questão de ficar hospedado em um dos quartos do terceiro andar, já interditado e sem mobílias, pagando a diária em dinheiro.


Luke criou um site sobre assombrações do Yankee Paddle e conta com a ajuda de Claire para buscar evidências de fantasmas no prédio. No entanto, a jovem fica obcecada com a história de Madeline O'Malley, hóspede que cometera suicídio décadas antes após ser abandonada pelo noivo. Para evitar danos à imagem do hotel, os proprietários haviam escondido seu corpo no porão. Então, para Claire, o espírito de Madeline estaria ainda assombrando os corredores do local, e é o que ela pretende provar, mesmo com os alertas de Leanne, a qual se revela também uma médium, sobre mexer com o mundo dos mortos.


No começo, o filme pode parecer arrastado e sem graça, mas aos poucos começa a sobressair uma atmosfera sinistra de sinais "do outro lado", capazes de causar arrepios. Em minha opinião, é um bom filme, mas há quem não goste do gênero "casas assombradas", onde não acontecem mortes sangrentas em close, substituídas pela tensão psicológica. Em alguns momentos, "The Inkeepers" lembra, guardadas as devidas proporções, algumas sequências do Overlook Hotel de "O iluminado" (1980) ao mostrar os corredores estreitos e vazios do Yankee Paddle Inn, onde parece haver sempre algo à espreita - para Claire, o espírito solitário de Madeline O'Malley; para Leanne, é algo mais ameaçador que está para chegar. As respostas, no desenrolar da história, serão assustadoras e fatais. Para quem assiste, no entanto, aparentemente não há essas respostas, mas prestando-se muita atenção nas palavras de Leanne para Claire, fica mais fácil montar o quebra-cabeça.

VIAGEM: Cabaceiras, PB (06/04/2024)

Pela terceira vez viajei à Paraíba nas férias - e a primeira vez com meu marido Érico -, e essa foi a oportunidade de realizar um sonho, alé...