Sempre gostei de filmes com aqueles loopings interessantes onde os destinos dos personagens se cruzavam e, de certa maneira, influenciavam uns aos outros, mostrando como a nossa existência é mais repleta de causas e consequências do que imaginamos, quase em uma precisão matemática. Assim foi com "Magnólia"(1999), de Paul Thomas Anderson, "Cenas da vida" (Short cuts, 1993), de Robert Altman, e "Babel" (2006), de Alejandro González Iñarritu. "360" (referência ao círculo de 360 graus), dirigido por Fernando Meirelles, vai por esse caminho, mas em vez de ser apenas outro filme com uma estrutura nada original, vem somar a esse universo de temas infindáveis relacionados às coincidências e encontros fortuitos nas vidas dos personagens.
O filme começa em Viena, com Mirkha (Lucia Siposová) fazendo seu book para se tornar mais uma garota de programa recrutada pelo cafetão Rocco (Johannes Krisch), sob o olhar reprovador da irmã mais nova Anna (Gabriela Marcinková), que mesmo assim compreende o esforço da mais velha para sustentar a família. Seu primeiro cliente deverá ser Michael Daly (Jude Law), um inglês casado com Rose (Rachel Weisz), a quem deixou em Londres. Na capital inglesa, Rose tem um caso com o fotógrafo brasileiro Rui (Juliano Cazarré), o qual viajara para a Inglaterra com a namorada Laura (Maria Flor) para juntos tentarem uma nova vida. Ao descobrir a traição de Rui, Laura volta para o Brasil, e na viagem de retorno via Estados Unidos conhece John (Anthony Hopkins), um senhor a caminho de reconhecer o corpo de uma mulher que poderia ser sua filha desaparecida tempos atrás, e Tyler (Ben Foster), recém colocado em liberdade condicional após prisão por abusos sexuais, e agora a caminho de sua casa e de um recomeço. Em Paris, Valentina (Dinara Dukarova) trabalha como assistente de um dentista muçulmano (Jamel Debbouze). Este guarda uma paixão pela colega, mas o respeito à religião impede a aproximação, pois Valentina é casada com Sergei (Vladimir Vdovichenkov), que trabalha como motorista para um rico e arrogante empresário e arma para ele em Viena um encontro com uma prostituta: Mirkha, que usa o codinome Blanka.
Fechado o círculo de personagens, começa a série de encontros, desencontros e entrada em cena de outras pessoas. Cada diálogo e atitude vai interferir nos seus destinos, afetando também aos demais. Na noite em que vai encontrar Mirkha/Blanka, Michael é surpreendido por dois colegas, os quais veem a prostituta e fazem comentários desaprovadores, levando Daly a desistir do encontro e ligar para a esposa Rose, revelando sua saudade. Ao ouvir o recado do marido, Rose repensa sua relação com Rui e termina o caso após um último encontro. E essa fórmula vai se repetindo no decorrer do filme, com resultados felizes para alguns e infelizes para outros - mostra de que desencontros e medo de expor sentimentos acabam prejudicando mais ainda a pessoa. Ou seja, nada na nossa vida acontece por puro acaso.
Onde baixar: Filmes Cult
Onde baixar: Filmes Cult