segunda-feira, 20 de junho de 2011

Diário de viagem - Natal: terra bonita por natureza

Os últimos dias foram tão agitados que não tive tempo de atualizar o blog. Então o restante da nossa passagem por Natal, de 14 a 18 de junho, somente agora será postado.





Depois de avaliarmos todas as opções, eu e Luiz resolvemos alugar um carro. Foi a melhor decisão que tomamos, pois no final das contas gastamos um pouco mais, porém pudemos ir a qualquer lugar que quiséssemos e voltar quando bem entendessemos, sem restrição de tempo ou dependendo de outras pessoas, como acontece nos pacotes turísticos. Achamos um que nos cobrou R$ 60 a diária, com quilometragem livre para três dias no mínimo. Perfeito!








Conhecemos assim o litoral sul do Rio Grande do Norte em um dia. Passamos por Cotovelo, Búzios, Barra de Tabatinga, Pium e outros lugares com praias lindas. Acabamos nos perdendo no rumo para Pipa, então desistimos e deixamos para a próxima viagem, se Deus quiser.

Para suprir isso, fomos ao litoral norte: Redinha, Nova Redinha (onde há o Aquário de Natal com espécimes como cavalos marinhos e pinguins), Jacumã, Pitangui, Genipabu. Fora as praias, essa região do Estado é notável pelas dunas móveis e imóveis. Vale uma paradinha para fotos em lugares que já serviram de locação para a novela "O Clone", da Rede Globo, e a minissérie "Sansão e Dalila", da Record.

O sky bunda é a atração favorita dos turistas, além das tirolesas nos lagos de Pitangui e Jacumã. Por apenas R$ 7 o cidadão agita a adrenalina. Eu não tive coragem. Luiz teve e foi lá conferir. Primeiro, no Lago do Pitangui, onde no bar molhado os peixinhos até fazem cócegas nos seus pés e podem até lhe dar uma mordidinha, uma tirolesa é a atração. Depois de uma passagem pela cachoeirinha de Pitangui, o próximo passo foi o Lago do Jacumã, maior que o do Pitangui e com dunas mais altas. Foi lá que Xuxa apareceu em 2008, o que foi registrado numa placa no local. Grande coisa, né?

Voltando do litoral norte, pegamos o caminho errado na BR-101 e entramos em Natal pela ponte velha. Foi um pequeno sufoco achar a rota certa para chegarmos novamente a Capim Macio, onde estávamos hospedados, próximo da orla e praticamente do outro lado do lugar em que estávamos. Dona Maria do Carmo, dona da casa e tia do Luiz, tirou o maior sarro. Ainda nos perdemos duas vezes visitando os shoppings da cidade - Natal Shopping e Midway. Felizmente os natalenses sabem dar informação com cortesia. Não há como ficar perdido ali. Também conhecemos o Forte dos Reis Magos, uma viagem ao passado!


Depois de uma ida ao Centro de Turismo, onde às quintas feiras acontece o Forró com Turista (passamos bem longe), nosso programa de despedida de Natal foi passear de carro pela Via Costeira, deserta em quase toda a sua extensão apesar de um hotel aqui e outro acolá (luxuosos, diga-se de passagem), e ver o mar à noite, refletindo a lua, e sentindo o vento que vem do oceano. Depois, uma ida pela ponte Newton Navarro para termos uma visão bacana de Natal à noite. Tudo valeu a pena. No sábado de manhã, dia 18, estávamos embarcando para Fortaleza após entregarmos o carro. Dona Maria do Carmo nos deixou no aeroporto. Uma senhora distinta, alto astral, divertida, amazonense que mora no Nordeste há mais de duas décadas e nos recebeu de braços abertos. Também dela sentiremos muitas saudades, que esperamos matar com a maior brevidade possível.


Um comentário:

  1. Opa, olha eu aqui http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com obrigado pela visita e como falei, estou recomendando pelo meu msn pessoal seu blog aos meus amigos.
    abcs

    ResponderExcluir

VIAGEM: Cabaceiras, PB (06/04/2024)

Pela terceira vez viajei à Paraíba nas férias - e a primeira vez com meu marido Érico -, e essa foi a oportunidade de realizar um sonho, alé...