quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mais um exemplo de péssimo atendimento

Tomei a liberdade de copiar o post abaixo do blog Cretina's Feelings por se tratar de um assunto sério e revoltante - e também porque não pude compartilhar para o blog como o fiz com outros posts. Leiam, reflitam e ajam! No link vocês poderão ter uma ideia da repercussão da história.


O Mau Atendimento na Terrinha Baré: O Caso Mika’s Chopp

9 novembro 2010

Por @DeiseAnne

Sempre ouço as pessoas reclamarem sobre o atendimento na nossa cidade e confesso que sempre concordei com isso, não gosto de generalizar, mas noto que cada vez mais os donos de estabelecimento e os seus subordinados estão cag… e andando para nós consumidores, as vezes tenho a impressão de que quando entro em uma loja, barzinho, restaurante, boate estou fazendo um favor de estar ali. Ok, não faço o tipo fresca e nem quero que estendam um tapete vermelho quando eu entrar, mas exijo o mínimo de educação e que os meus ‘pedidos’ sejam atendidos… Pois bem…

Sexta-feira (29/10/10) fui ao Eldorado em um Restaurante/Bar chamado MIKA’S CHOPP, estava acompanhada de mais 6 pessoas (4 garotas e 2 garotos) fomos comemorar pois havíamos passado na última etapa de um processo seletivo muuuito difícil (eu estava MEGA FELIZ). Escolhemos uma mesa e depois de algum tempo veio o garçom com UM cardápio, eu delicadamente pedi que ele trouxesse pelo menos mais um cardápio pois a mesa tinha 7 pessoas e ia demorar muito cada um escolher com apenas aquele mísero cardápio (estávamos com MUITA fome, já tínhamos vindo da Cachaçaria pois lá não tinha mesa). O tal garçom simplesmente disse: “NÃO, NÃO TEM OUTRO CARDÁPIO, SÓ TEM ESSE!!!” Achei estranho, caramba um estabelecimento desse tamanho só ter um cardápio, fora o tom no qual ele respondeu, mas tudo bem, engoli seco.

Fomos revezando o cardápio, cada um fazendo o seu pedido, minha amiga já tinha feito um pedido e o garçom tinha anotado, quando foi minha vez de pegar o cardápio, sugeri pra ela que dividisse um prato comigo pois eu não ia agüentar comer sozinha, ela concordou e pedimos que ele riscasse o pedido anterior dela e anotasse um novo, ele me olhou com uma cara feia (juro que não tô exagerando, tenho testemunhas) e disse: “Mas, aaaaah vocês hein!?”…Nossa, eu e minha amiga nos olhamos com aquela cara “como assim?!” mas não falamos nada…pois bem, o resto da mesa fez o seu pedido, uns 45 min depois as comidas, sucos e refrigerantes chegaram (depois da minha outra amiga ter questionado a demora). Comemos rapidamente e pedimos a conta, depois de algum tempo ela veio, nós consumimos R$ 100,00 + 10% do garçom= R$ 110,00. Nossa mesa entrou em um consenso e resolvemos NÃO pagar os 10%, afinal, 10% NÃO É OBRIGATÓRIO MESMO QUE VOCÊ SEJA BEM ATENDIDO!!!!

Minha amiga ia pagar a parte dela em cartão, o resto da mesa deu em dinheiro, ia sobrar uma quantia que era o meu troco, dessa forma resolvi acompanhar minha amiga até o caixa, chegando lá falei calmamente com uma senhora loira que estava atrás de um vidro…

Deise (linda): “Por favor, passe R$20 nesse cartão e o resto vou lhe pagar em dinheiro…mas tire os 10% do garçom, pois nós resolvemos não pagar…”

Mulher Loira: “Como é que é? Vocês não vão pagar os 10%? Por quê, hein? Foram mal atendidos é?”

Deise (linda): “É, a gente entrou num consenso, não fomos muito bem atendidos e tal, mas vamos pagar a conta normal.”

Mulher Loira: “Pera aí, FULANO, FULANO, vem cá! A moça aqui tá dizendo que foi mal atendida!”

Notem bem queridos leitores o despreparo dessa cidadã, ela estimulou o conflito, chamou o tal garçom para que eu falasse em sua face que nós fomos mal atendidos, ela deve ter pensando que ia me desestimular, que eu ia desistir, pedir para que não o chamasse e pagar os 10% normalmente…

Garçom baixinho (alterando a voz): “Como é que é? Você foi mal atendida? O que eu fiz?”

Deise (ainda linda): “Então eu te pedi outro cardápio, você não quis nos dar, te pedimos pra trocar o pedido, você fez bem assim (imitei a cara feia que ele tinha feito)…”

Mulher Loira (alterando a voz): “Olha aqui minha querida, um pedido cancelado é uma comida estragada. Você não é obrigada a pagar 10%, mas a partir do momento que senta em meu estabelecimento e tá escrito no cardápio os 10% você é obrigada a pagar…”

Deise (quase linda): “A Senhora nem sabe do que tá falando, a comida nem chegou a ser pedida aqui dentro, ele tinha apenas que riscar o pedido, estávamos fazendo o pedido ainda. Mesmo que esteja escrito no cardápio não sou obrigada a pagar 10%. E realmente não vou mais sentar aqui não, pra ser maltratada desse jeito.”

Garçom baixinho (mega alterado): “Tu é uma lisa isso sim, tu é uma lisa, uma pobre, dona Fulana eu vou pagar a merda dessa conta (puxou R$100,00 do bolso e jogou em cima do balcão).”

Deise (deixando de ser linda): “Eu não quero que NINGUÉM pague minha conta, eu não vou pagar os 10%, tá vendo como o seu garçom tá me tratando? Isso é ser bem atendida?”

Garçom baixinho: “A Senhorita vá é se fu…. (piiiii)”

Deise (nada linda, louca da vida): “Como é que é? Tá vendo?! Eu não sento mais nessa porcaria e eu vou é processar esse lugar, olha o que o seu garçom falou pra mim!!!” (Nessa hora todo mundo já tava olhando essa palhaçada, imagina o constrangimento desse ser que vos escreve… =/)

Mulher Loira: “Tá vendo você tá fazendo é confusão a tôa, a gente tá é pagando a tua conta…”

Deise (Tri feia e tri louca): “Eu não quero que ninguém pague essa porcaria, eu não vou pagar é os 10%…”

Nesse momento, minha amiga me puxou pelo braço e me tirou dali, (ela viu que ia dar mais confusão ainda) falou: “vamo, vamo Deise, deixa pra lá, ele já pagou mesmo…”

Fomos para a mesa correndo e minha amiga pediu pro pessoal levantar rápido que tinha rolado confusão e tínhamos que sair dali o mais rápido possível. Pois o tal garçom veio lá de dentro até mim com uma bandeja cheia de copos de vidro, chegou perto de mim e falou na minha face:

Garçom baixinho (em tom de ameaça): “Vai lá, me processa, vai me denunciar na delegacia da mulher, sua QUENGA!”

=O Vocês acreditam numa coisa dessas queridos leitores? Eu ia voar em cima dele, juro! Fui criada em uma casa que ninguém nem fala palavrão, meu pai e minha mãe nunca me disseram coisa nem parecida, a sorte é que minha melhor amiga saiu me puxando pelo braço e fui caminhando até o carro nem sei como, porque tive a impressão de que não estava em mim…minha noite de comemoração acabou depois disso =/

Descrevo essa história longa a vocês com o intuito de fazer uma crítica construtiva a nossa cidade, já fui em outras cidades do Brasil e não paguei 10% e não chegou a acontecer nada nem parecido com essa situação. Aqui em Manaus, você é muitas vezes mal atendido e ainda querem te obrigar a pagar uma gorjeta ao garçom. Isso não está certo gente, precisamos cobrar, lutar, debater…obviamente que essa situação que ocorreu comigo foi extrema, foi mais que mal atendimento, foi constrangimento, foi uma agressão… fico me perguntando se aquele garçom e aquela mulher teriam feito a mesma coisa se fosse com um homem, mas enfim… não quero que isso se repita com mais ninguém nessa cidade, seja homem, seja mulher, jovem, idoso, sei lá…

Cabe a nós fazermos nossa parte, se você presta um serviço, por favor, seja atencioso, educado, caso o cliente reclame, ouça com atenção, mesmo que ele não tenha razão, mas evite uma briga. Se você é consumidor também seja educado, mas caso seja mal atendido, questione, reclame, cobre…só assim quem sabe, nossa cidade comece a nos atender de maneira digna…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIAGEM: Cabaceiras, PB (06/04/2024)

Pela terceira vez viajei à Paraíba nas férias - e a primeira vez com meu marido Érico -, e essa foi a oportunidade de realizar um sonho, alé...